Postagens populares




quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Cuidados com o Cordão Umbilical


Uma das grandes preocupações das mamães no que se refere aos cuidados com o bebê é em relação à adequada higiene e posterior curativo do cordão umbilical. 
Recomendações: 
• Higienização – Durante o banho de banheira o cordão umbilical pode e deve ser molhado com água e sabão para facilitar o desprendimento dos resíduos de secreções que ali se acumulam, e enxaguado com água de um jarro assim como todo o corpo do bebê para remover os resíduos de sabão. (Vale ressaltar que até que ocorra a queda do cordão e sua total cicatrização a água do banho deve ser filtrada e fervida, a banheira bem higienizada e o sabonete neutro de glicerina). O perigo não está em molhar o cordão umbilical conforme diziam os antigos, mas sim em não secá-lo adequadamente, pois devemos mantê-lo seco e arejado para que possa ocorrer a boa cicatrização. 
• Curativo: Deve ser realizado após o banho e sempre que perceber que houve contato de urina ou fezes por ocasião da troca de fraldas. 
• Após o banho: segure o clampe por uma das extremidades (espécie de pregador que prende o cordão umbilical), seque o cordão umbilical com gaze esterilizada desde a base, de baixo para cima primeiro à frente, jogue fora à gaze, repita na parte posterior do cordão, seque o local do corte com outra gaze e seque o clampe. Com um cotonete seque a parte da frente da inserção do cordão umbilical (onde ele nasce junto à barriga do bebê), os movimentos devem ser delicados e toda a umidade deve ser retirada, repita na parte posterior (não esfregue o cotonete, apenas toque levemente). Troque o cotonete assim que estiver sujo ou úmido. Uma vez que o cordão esteja seco, forre na barriga do bebê ao redor dele com uma gaze (para o álcool a 70% não escorrer para a genitália do bebê), comece a pingar álcool a 70% com um conta gotas no cordão umbilical começando da inserção e vá subindo até que todo o cordão tenha recebido o álcool a 70%. Senão tiver um conta gotas novo derrame álcool a 70% em uma gaze e aplique do mesmo jeito.Após aplicação direta de álcool a 70% no cordão, envolva-o com uma gaze e a umedeça com álcool. Esta gaze tem a finalidade de proteger o cordão do atrito com a fralda e de resíduos e manter mais tempo o álcool a 70% em contato com ele. Por ser apenas uma gaze não o abafa e ainda o protege. 
• A cada troca de fraldas: estando a gaze limpa deve-se pingar mais álcool a 70%, caso a gaze esteja suja de urina ou fezes deve ser trocada e o cordão umbilical novamente higienizado com água filtrada e fervida para remover a sujidade. No caso de meninos, ao se colocar a fralda deve-se prestar atenção para o pênis ser direcionado para baixo para evitar molhar de urina. Não se deve colocar moedas ou cinteiros, pois abafam o coto impedindo a aeração necessária favorecendo a umidade e a colonização de micróbios. A boa cicatrização depende de boa higiene, álcool a 70% que mumifica rapidamente o cordão e a ventilação. A fralda na região umbilical deve ser frouxa para não tracionar o cordão evitando acidentes locais. A queda do cordão deve ocorrer em torno de sete dias, alguns caem com cinco dias outros com dez, depende da espessura do mesmo e dos cuidados destinados a ele. 

• Recomendações importantes: 
alt
O cordão não dói, pois não é inervado. Lave muito bem as mãos e debaixo das unhas, mantenha as unhas aparadas e retire os anéis e pulseiras antes de lavar as mãos. Mantenha a gaze esterilizada dentro de sua embalagem original, só retire o necessário e feche sempre o pacote com cuidado. Com o cotonete o cuidado deve ser o mesmo, compre um pacote destinado apenas para o bebê. Mantenha todos os utensílios para o curativo em local limpo e longe da poeira. Aplique somente álcool a 70%, que é encontrado nas farmácias comuns ou de manipulação. Após o coto cair continue com os cuidados até a cicatrização total do local. Em alguns casos, persiste no local uma área de tecido branco-amarelado denominado granuloma umbilical, caso permaneça úmido este local, o pediatra deve ser procurado para a mamãe receber orientações específicas. Da mesma forma caso o cordão umbilical ou o local da queda do mesmo apresente sangramento, saída de secreção espontânea e/ou acompanhada de mau cheiro e febre a busca pelo médico é fundamental. 

Resultado de imagem para cordão umbilicalResultado de imagem para cordão umbilical
Sinais de alerta
- Rubor (vermelhidão) ou edema (inchaço) da pele ao redor do umbigo
- Aparecimento de pus
- Odor desagradável
- Demora na cicatrização
Na presença de algum destes sinais deve procurar-se ajuda de um profissional de saúde.
Fonte: babyblog

Nenhum comentário:

Postar um comentário